revistablecaute@gmail.com

Sobre

Fundada em 2008, A Revista Blecaute ao longo de mais de 10 anos publica textos, resenhas, ensaios e a arte de artistas paraibanos, nacionais e internacionais. Nestes anos, trouxemos sempre a proposta de publicar textos de autores conhecidos e desconhecidos, entre aqueles que já têm diversas obras publicadas e os que ainda estão por ser publicados ou em suas primeiras publicações. Desta maneira, passaram por nossas páginas autores diversos, estilos diversos, cores ainda mais diversas, entre fotógrafos, desenhistas e ilustradores. Fomos nos renovando, ganhamos novos colaboradores e adquirimos o cadastramento indexado da revista, o chamado ISSN (2238-930X). Segundo o Qualis da Capes, a Blecaute tem o conceito B2 em Linguística e Literatura. Esta posição se deve ao trabalho dos editores como professores e pesquisadores; mas, sobretudo, aos colaboradores, que nos brindaram com artigos acadêmicos, ensaios e resenhas ao longo destes anos. Dentro da mesma proposta de difusão da literatura, o Núcleo Blecaute, responsável pela edição da Blecaute também empreendeu por anos o Encontro de Literatura Contemporânea, um simpósio literário reservado ao debate de temas contemporâneos no universo da literatura, a ocorrer sempre na segunda-feira de carnaval na cidade de Campina Grande (PB). Contamos com a sua colaboração para que a revista siga sendo um marco no pensamento sobre literatura e arte na Paraíba e no Brasil.

Editores

Bruno Gaudêncio
Bruno Gaudêncio
Flaw Mendes
João Matias
Janailson Macêdo

Editores da Revista Blecaute (2012).

Bruno Gaudêncio

Escritor e historiador

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Jornalismo e História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Co-editor da Revista Blecaute, de Literatura e Artes. Foi Membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba. É Sócio Efetivo do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) e Membro efetivo da Academia de Letras de Campina Grande. Como escritor/historiador publicou dezenas de livros, entre coletânea de poemas, contos, ensaios e roteiros em quadrinhos biográficos. É ministrante de cursos e oficinas em vários estados do Brasil.

Flaw Mendes

Artista Visual

Paraibano de Campina Grande. Mora em João Pessoa – PB. Mestre em Artes Visuais (UFPB/UFPE), formado em Letras (UEPB), especialista em Artes Visuais – SENAC EaD. Explora questões relações entre linguagens em instancias artísticas e sociais, tensionando ideias e conceitos. Mistura à sua poética visual elementos textuais e literários e faz desdobramentos por vários suportes e visualidades, como intervenção urbana, site specific, videoarte, livrobjeto, assemblages, objetos, fotografia, história em quadrinhos, escrita, desenho, pintura, gravuras etc. Equilibra seu tempo entre experimentos com linguagens e técnicas visuais contemporâneas, leituras e desenho. Portfólio online: https://issuu.com/flawmendes/docs/portf__lio_-flaw_mendes-_2014.

João Matias

Escritor, sociólogo e professor

Doutor em Sociologia pela UFPE e docente na mesma área. Autor de “O Lugar dos Dissidentes” (Editora Escaleras, 2019), dentre outros. Organizou e co-editou, junto com Wander Shirukaya, pela editora Marca de Fantasia (UFPB), o livro “Diacronia: ensaios de comunicação, cultura e ficção científica”. Junto da produtora Vermelho Profundo, contribuiu no argumento do longa-metragem O Nó do Diabo (2018).Escreve, ensaia, pesquisa e organiza coleções sobre literatura, sociologia, política e cultura na interface Brasil-África.

Janailson Macêdo

Escritor-professor-historiador

Natural de Campina Grande-PB, desde 2014 reside em Marabá-PA, onde é professor da Faculdade de História da Unifesspa. Doutorando em História Social pela USP. Mestre em história pela UFCG e graduado em história pela UEPB. Pesquisador da história e cultura das populações negras no Brasil. Autor de “Crônicas do Araguaia” (2015), livro de contos ambientado na Guerrilha do Araguaia, e “Mic(r)ofricções” (2012), coletânea de microcontos.